Para explicar direitinho, vou precisar dar uma leve pincelada de história! :-)
Há alguns anos atrás usávamos apenas uma plataforma de acesso aos sites, uma plataforma chamada Desktop. E era somente através dele que tínhamos acesso à internet e aos sites.Com o passar do tempo, surgiram os celulares com acesso à web, tablets, monitores para desktop com maior qualidade, laptops e assim vai. Fomos atropelados por uma série de plataformas de acesso à Web que nem sabemos mais de onde acessamos as informações.
Cada uma destas plataformas possui uma configuração de monitor, um tamanho e resolução de tela particular. E em cada uma delas acessamos o mesmo site com o mesmo formato.
Mas, nem sempre conseguimos ler as mesmas informações no desktop e no celular, já que são tamanhos de telas muito diferentes.
Então, surgiram os sites que adaptam seu conteúdo e layout para as diferentes plataformas de acesso. Esses sites foram chamados de “sites responsivos”.
Ou seja, são sites que tem a responsabilidade de se adequar a cada plataforma proporcionando um acesso mais adequado e coerente para cada tipo de usuário.
Pensem que, nem sempre o usuário Desktop está buscando a mesma coisa que o usuário Celular, então toda a arquitetura de informação do seu site precisa se adequar a cada tipo de acesso para conseguir conversões melhores.Apenas lembrem-se de que o Google realmente está retirando os sites que não são responsivos de sua busca orgânica e que isso pode fazer uma grande diferença de vendas de seus serviços e produtos!